Google

Notícias do Google

  1. Sobre o Google
  2. Notícias do Google
  3. Publicações de notícias
  4. Publicação de notícias

Google lança hotsite do Maps Brasil com imagens inéditas de São Paulo captadas por um balão

Internautas poderão acompanhar em detalhes a trajetória do primeiro vôo de balão realizado em São Paulo nos últimos oito anos – e conhecer mais as funcionalidades do Google Maps Brasil

SÃO PAULO, 4 de novembro de 2007 – Na última sexta-feira, dia 30/11, o Google Brasil deu um presente aos paulistanos. A empresa promoveu um vôo tripulado de balão pela cidade de São Paulo, algo que não acontecia há oito anos. Agora é a vez de os internautas de todo o país compartilharem essa aventura. O Google lança hoje o hotsite oficial do vôo.

No endereço http://maps.google.com.br/balao é possível acompanhar a trajetória do balão, assistir aos vídeos do vôo e do making of da decolagem e conhecer todas as funcionalidades do Google Maps Brasil, o principal lançamento do Google no ano.

O balão do Google Maps decolou da Praça da Sé, em São Paulo, às 6h45 da manhã do dia 30 de novembro. Percorreu diversos pontos conhecidos da cidade, como o Centro Histórico, a Avenida 23 de Maio, o estádio do Pacaembu, o bairro de Higienópolis e o Ceagesp. Cerca de uma hora depois da decolagem, o balão pousou no final da rodovia Anhangüera, já no interior do Estado de São Paulo. Nesse trajeto, o balão captou imagens inéditas da cidade vista do alto.

São Paulo foi sobrevoada por um balão tripulado somente quatro vezes em toda sua história. A última aconteceu em 1999. Desde então, devido ao aumento do tráfego aéreo, os vôos de balão se tornaram raros na cidade. Para voar com segurança, o Google Brasil convidou o experiente balonista Aquilino Gimenes, que já havia feito outros dois vôos por São Paulo, para comandar a operação. "Já fiz centenas de vôos de balão. Esse foi um dos mais emocionantes, sobretudo devido às condições climáticas instáveis e à paisagem deslumbrante da cidade. Foi uma aventura", afirma Gimenes.

Um pedaço dessa aventura está disponível, agora, na internet. A equipe do Google Brasil criou um hotsite que permite aos internautas assistir ao vídeo do balão e acompanhar, de forma interativa, seu trajeto por São Paulo. A equipe do Google em Belo Horizonte, comandada pelo engenheiro Bruno Diniz, desenvolveu uma aplicação embutida do Google Maps no hotsite (mashup) que permite aos usuários controlar o vídeo do balão arrastando um pin inserido no mapa. "Como o vídeo está sincronizado com o trajeto real percorrido pelo balão, os usuários podem ter uma experiência de uso única", afirma Diniz.

Além do vídeo do trajeto e do mapa interativo, o hotsite traz o making of da decolagem do balão, informações completas sobre o Google Maps Brasil e um link direto para o serviço. "O Google Maps é o lançamento mais importante do Google neste ano. Quisemos comemorar oferecendo um presente único aos internautas brasileiros", afirma Patrícia Pflaeging, diretora de marketing do Google Brasil.

O melhor serviço de mapas virtuais

O Google Maps Brasil (http://maps.google.com.br) permite que os usuários de todas as cidades brasileiras encontrem endereços e estabelecimentos comerciais na web de maneira fácil e intuitiva. O produto também permite traçar rotas ligando vários pontos – os caminhos são indicados respeitando mão e contramão das ruas e avenidas e vêm acompanhados de explicações detalhadas em texto na parte lateral da tela, inclusive com o tempo aproximado do percurso. Um dos diferenciais do Maps é a possibilidade de alterar a rota e incluir pontos no itinerário sem a necessidade de fazer uma nova pesquisa: basta arrastar com o mouse o caminho que aparece no mapa e ajustá-lo da forma que o usuário desejar. A rota será redesenhada automaticamente.

Por meio de parcerias locais, milhões de estabelecimentos comerciais de todo o Brasil já podem ser encontrados no Google Maps. Eles podem se cadastrar gratuitamente no Maps Brasil para localizar seus estabelecimentos nos mapas. O interessado preenche um relatório, que será analisado e autenticado pelo Google. Uma vez aprovado, uma senha de acesso ao Google Maps é enviada ao endereço físico do requerente, que então poderá se cadastrar e publicar informações como telefone, descrição dos serviços prestados e fotos. "Isso permitirá que milhões de pequenos estabelecimentos comerciais do Brasil, que ainda não têm web sites, marquem sua presença na internet", diz Alexandre Hohagen, diretor-geral do Google Brasil.

O modelo de negócios do Google Maps é baseado nos chamados links patrocinados, os anúncios em forma de texto que aparecem ao lado do mapa. Com o Google Maps Brasil, será possível criar publicidade de baixo custo direcionada exclusivamente para a área geográfica de interesse do anunciante.

O Google Maps Brasil possui ainda as seguintes características:

Temos imagens em alta definição do vôo do balão do Google Maps Brasil. Caso haja interesse, por favor, consulte a Agência Ideal.

Sobre o Google

O Google foi fundado por Larry Page e Sergey Brin, dois estudantes da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, em 1998. A missão da empresa é tornar as informações mundiais acessíveis e úteis a todos. Desenvolvedor do maior mecanismo de busca do mundo, o Google oferece o caminho mais rápido e fácil de encontrar informações na internet, além de uma gama variada de produtos e serviços on-line. A empresa abriu um escritório no Brasil em junho de 2005 e, desde então, vem contribuindo para tornar mais fácil a vida dos internautas brasileiros. Para saber mais sobre a empresa, visite o site www.google.com.br

Direto da fonte

Felix Ximenes
Diretor de comunicação do Google Brasil
Tel: (11) 3797-1249

Informações para a imprensa

Agência Ideal – Tel/fax: (11) 3097-9161 – www.agenciaideal.net
Marina Zveibil – marinaz@agenciaideal.net
Telefone: (11) 9479-0409

Eduardo Vieira – eduvieira@agenciaideal.net
Raul Fagundes – raul.fagundes@agenciaideal.net
Ricardo Cesar – ricardo.cesar@agenciaideal.net

Marcadores: ,