Internautas poderão acompanhar em detalhes a trajetória do primeiro vôo de balão realizado em São Paulo nos últimos oito anos – e conhecer mais as funcionalidades do Google Maps Brasil
SÃO PAULO, 4 de novembro de 2007 – Na última sexta-feira, dia 30/11, o Google Brasil deu um presente aos paulistanos. A empresa promoveu um vôo tripulado de balão pela cidade de São Paulo, algo que não acontecia há oito anos. Agora é a vez de os internautas de todo o país compartilharem essa aventura. O Google lança hoje o hotsite oficial do vôo.
No endereço http://maps.google.com.br/balao é possível acompanhar a trajetória do balão, assistir aos vídeos do vôo e do making of da decolagem e conhecer todas as funcionalidades do Google Maps Brasil, o principal lançamento do Google no ano.
O balão do Google Maps decolou da Praça da Sé, em São Paulo, às 6h45 da manhã do dia 30 de novembro. Percorreu diversos pontos conhecidos da cidade, como o Centro Histórico, a Avenida 23 de Maio, o estádio do Pacaembu, o bairro de Higienópolis e o Ceagesp. Cerca de uma hora depois da decolagem, o balão pousou no final da rodovia Anhangüera, já no interior do Estado de São Paulo. Nesse trajeto, o balão captou imagens inéditas da cidade vista do alto.
São Paulo foi sobrevoada por um balão tripulado somente quatro vezes em toda sua história. A última aconteceu em 1999. Desde então, devido ao aumento do tráfego aéreo, os vôos de balão se tornaram raros na cidade. Para voar com segurança, o Google Brasil convidou o experiente balonista Aquilino Gimenes, que já havia feito outros dois vôos por São Paulo, para comandar a operação. "Já fiz centenas de vôos de balão. Esse foi um dos mais emocionantes, sobretudo devido às condições climáticas instáveis e à paisagem deslumbrante da cidade. Foi uma aventura", afirma Gimenes.
Um pedaço dessa aventura está disponível, agora, na internet. A equipe do Google Brasil criou um hotsite que permite aos internautas assistir ao vídeo do balão e acompanhar, de forma interativa, seu trajeto por São Paulo. A equipe do Google em Belo Horizonte, comandada pelo engenheiro Bruno Diniz, desenvolveu uma aplicação embutida do Google Maps no hotsite (mashup) que permite aos usuários controlar o vídeo do balão arrastando um pin inserido no mapa. "Como o vídeo está sincronizado com o trajeto real percorrido pelo balão, os usuários podem ter uma experiência de uso única", afirma Diniz.
Além do vídeo do trajeto e do mapa interativo, o hotsite traz o making of da decolagem do balão, informações completas sobre o Google Maps Brasil e um link direto para o serviço. "O Google Maps é o lançamento mais importante do Google neste ano. Quisemos comemorar oferecendo um presente único aos internautas brasileiros", afirma Patrícia Pflaeging, diretora de marketing do Google Brasil.
O Google Maps Brasil (http://maps.google.com.br) permite que os usuários de todas as cidades brasileiras encontrem endereços e estabelecimentos comerciais na web de maneira fácil e intuitiva. O produto também permite traçar rotas ligando vários pontos – os caminhos são indicados respeitando mão e contramão das ruas e avenidas e vêm acompanhados de explicações detalhadas em texto na parte lateral da tela, inclusive com o tempo aproximado do percurso. Um dos diferenciais do Maps é a possibilidade de alterar a rota e incluir pontos no itinerário sem a necessidade de fazer uma nova pesquisa: basta arrastar com o mouse o caminho que aparece no mapa e ajustá-lo da forma que o usuário desejar. A rota será redesenhada automaticamente.
Por meio de parcerias locais, milhões de estabelecimentos comerciais de todo o Brasil já podem ser encontrados no Google Maps. Eles podem se cadastrar gratuitamente no Maps Brasil para localizar seus estabelecimentos nos mapas. O interessado preenche um relatório, que será analisado e autenticado pelo Google. Uma vez aprovado, uma senha de acesso ao Google Maps é enviada ao endereço físico do requerente, que então poderá se cadastrar e publicar informações como telefone, descrição dos serviços prestados e fotos. "Isso permitirá que milhões de pequenos estabelecimentos comerciais do Brasil, que ainda não têm web sites, marquem sua presença na internet", diz Alexandre Hohagen, diretor-geral do Google Brasil.
O modelo de negócios do Google Maps é baseado nos chamados links patrocinados, os anúncios em forma de texto que aparecem ao lado do mapa. Com o Google Maps Brasil, será possível criar publicidade de baixo custo direcionada exclusivamente para a área geográfica de interesse do anunciante.
O Google Maps Brasil possui ainda as seguintes características:
Temos imagens em alta definição do vôo do balão do Google Maps Brasil. Caso haja interesse, por favor, consulte a Agência Ideal.
O Google foi fundado por Larry Page e Sergey Brin, dois estudantes da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, em 1998. A missão da empresa é tornar as informações mundiais acessíveis e úteis a todos. Desenvolvedor do maior mecanismo de busca do mundo, o Google oferece o caminho mais rápido e fácil de encontrar informações na internet, além de uma gama variada de produtos e serviços on-line. A empresa abriu um escritório no Brasil em junho de 2005 e, desde então, vem contribuindo para tornar mais fácil a vida dos internautas brasileiros. Para saber mais sobre a empresa, visite o site www.google.com.br
Felix Ximenes
Diretor de comunicação do Google Brasil
Tel: (11) 3797-1249
Agência Ideal – Tel/fax: (11) 3097-9161 – www.agenciaideal.net
Marina Zveibil – marinaz@agenciaideal.net
Telefone: (11) 9479-0409
Eduardo Vieira – eduvieira@agenciaideal.net
Raul Fagundes – raul.fagundes@agenciaideal.net
Ricardo Cesar – ricardo.cesar@agenciaideal.net
Marcadores: Brazil news announcements, Portuguese (Brazilian)