Google

Notícias do Google

  1. Sobre o Google
  2. Notícias do Google
  3. Publicações de notícias
  4. Publicação de notícias

Google avança para a busca universal

Google apresenta novas ferramentas de busca e revela novo design de homepage

SÃO PAULO, 16 de maio de 2007 – Google Inc. (NASDAQ: GOOG) anunciou hoje seus primeiros passos decisivos rumo ao modelo de busca universal que vai oferecer ao usuário uma forma de busca e de visualização online mais integrada e compreensível. A companhia também apresentou um design atualizado da homepage e novas ferramentas de navegação que a tornam mais rápida e mais fácil para auxiliar os usuários a localizar a informação que estão procurando.

“Nosso foco sempre foi tornar a experiência de busca do usuário o mais simples e objetiva possível,” disse Marissa Mayer, vice-presidente de produtos de busca e experiência do usuário do Google. “O objetivo principal da busca universal é romper os silos que armazenam as informações que existem na web e fornecer a melhor resposta toda vez que o usuário digitar sua pesquisa”. “Temos ainda muito caminho a percorrer, mas os lançamentos de hoje já representam um grande passo nessa direção,” finaliza a executiva.

A visão do Google para a busca universal é pesquisar todas suas fontes de conteúdo, comparar e exibir toda a informação em tempo real e entregar um pacote de resultados de busca único e integrado que oferece ao usuário exatamente o que ele procura. À partir de hoje, a companhia vai agregar informações de um grande número de fontes previamente selecionadas – como vídeos, imagens, notícias, mapas, livros e websites – em um único conjunto de resultados. Inicialmente, os resultados da busca universal poderão ser sutís.

Com o tempo, os usuários irão perceber a inclusão de outros tipos de conteúdo complementar nos resultados de suas buscas, à medida que a empresa for evoluindo na direção de poder entregar uma experiência de busca realmente completa.

Por exemplo, alguém que esteja procurando informações sobre o personagem Darth Vader, de Guerra nas Estrelas, provavelmente está interessado em todas as informações relacionadas ao personagem e ao ator – não apenas páginas da internet que citam o filme. Agora, o Google vai exibir um único pacote misto de resultados de busca que inclui uma paródia humorística do filme, imagens do personagem, notícias sobre os mais recentes filmes de Lucas, além de websites com conteúdo focado no ator Earl Jones – todos em uma lista por ordem de relevância. Os usuários não precisarão mais usar as diversas ferramentas de busca do Google para encontrar essa grande variedade de informações sobre o tópico da busca.

A inovação da tecnologia do Google

O Google também está em processo de desenvolvimento de uma nova infra-estrutura técnica que vai permitir que o motor de busca consiga lidar com as intensas tarefas necessárias para produzir os resultados de busca universal. A empresa também está divulgando a primeira etapa de um mecanismo de ranking aprimorado que compara diferentes tipos de informação de forma automática e objetiva. Como sempre, os resultados de buscas do Google são exibidos em ordem de relevância automaticamente por algoritmos para oferecer os melhores resultados para os usuários em qualquer lugar do mundo.

“O Google continua a se concentrar em melhorar a qualidade da busca,” disse Udi Manber, vice-presidente de engenharia da empresa. “O nível e velocidade da inovação na busca no Google aumentou. Ela é baseada em algoritmos e não é transparente para o usuário. Os usuários só vêem os resultados mais precisos, com mais frequência, num maior número de idiomas, que é a nossa meta principal.”

Novas ferramentas de navegação

Novos links de navegação gerados dinamicamente foram colocados acima dos resultados de busca para sugerir informação adicional que é relevante para a pesquisa do usuário. Por exemplo, uma busca por “jibóia” agora vai criar links para o Google Blog Search, Google Book Search, Google Groups, Google Code, para que o usuário saiba que há informações complementares sobre sua pesquisa em cada uma dessas áreas. Como resultado, os usuários podem encontrar uma vasta gama de informações sobre o tópico pesquisado, incluindo tipos de informações que eles podem não ter considerado no início de sua pesquisa.

A página principal do Google e algumas aplicações foram também atualizadas com uma nova barra de navegação para facilitar o acesso aos produtos mais conhecidos do Google. Agora, ao invés de os links aparecerem acima da caixa de buscas da página do Google.com, os usuários poderão ver uma barra de navegação no topo, do lado esquerdo da página, com várias propriedades de busca do Google e produtos conhecidos como o Gmail, Google Calendar, Google Docs e Spreadsheets, e Picasa.

Experimente as experiências

O Google também anunciou hoje uma nova versão experimental de seu conhecido serviço de busca chamado Google Experimental, disponível no Google Labs. Esse novo site de testes oferece aos usuários a oportunidade de pôr à prova alguns dos últimos experimentos de busca e inovações e dar feedback ao Google. Uma das primeiras experiências a ser colocada no site permite que os usuários vejam os resultados de suas buscas em um mapa ou uma linha do tempo. Por exemplo, quando alguém procurar por “Albert Einstein” no Google Experimental, ele pode escolher ver os resultados em um mapa que mostra as localidades citadas em páginas da web sobre Albert Einstein ou em uma linha do tempo que ilustra a vida de Albert Einstein. Mais informações sobre o Google Experimental está disponível no Google Labs em http://labs.google.com.

Sobre o Google

O Google foi fundado por Larry Page e Sergey Brin, dois estudantes da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, em 1998. A missão da empresa é tornar as informações mundiais acessíveis e úteis a todos. Desenvolvedor do maior mecanismo de busca do mundo, o Google oferece o caminho mais rápido e fácil de encontrar informações na internet, além de uma gama variada de produtos e serviços on-line. A empresa abriu um escritório no Brasil em junho de 2005 e, desde então, vem contribuindo para tornar mais fácil a vida dos internautas brasileiros. Para saber mais sobre a empresa, visite o site www.google.com.br

Direto da fonte

Felix Ximenes
Diretor de comunicação do Google Brasil
Tel: (11) 3797-1249

Informações para a imprensa

Agência Ideal – Tel/fax: (11) 3097-9161 – www.agenciaideal.net
Marina Zveibil – marinaz@agenciaideal.net
Telefone: (11) 9479-0409

Eduardo Vieira – eduvieira@agenciaideal.net
Raul Fagundes – raul.fagundes@agenciaideal.net
Ricardo Cesar – ricardo.cesar@agenciaideal.net