Google

Notícias do Google

  1. Sobre o Google
  2. Notícias do Google
  3. Publicações de notícias
  4. Publicação de notícias

TIM anuncia parceria com Google para lançamento de soluções móveis inéditas no Brasil

Acordo permite que clientes TIM tenham acesso, em primeira mão, à versão móvel do YouTube e prevê serviços de buscas em WAP e na Web pelo celular

São Paulo, 29 de janeiro de 2008 – A TIM e o Google anunciam hoje uma parceria estratégica entre as empresas para levar aos usuários soluções inovadoras de mobilidade. A primeira dessas soluções é o lançamento da versão móvel do YouTube, o maior e mais popular site de compartilhamento de vídeos do mundo. A TIM é a primeira operadora do Brasil a oferecer o serviço, que está disponível a partir de hoje no portal TIM WAP.

O acordo prevê também a implementação, nos próximos meses, da ferramenta de busca do Google nos celulares da TIM. O serviço tornará a experiência de navegação do usuário mais simples e ágil para a busca de informações e conteúdos dentro dos celulares da operadora, seja no portal WAP ou na Web.

"A parceria com o Google é a demonstração de que o celular cada vez mais se firma como a principal ferramenta de interação do mundo atual. Estamos aliando entretenimento à facilidade e trazendo, de vez, a Internet para o celular. Com essa parceria a TIM reforça seu compromisso de trazer o que tem de mais avançado na tecnologia para o cotidiano de seus clientes", diz Marco Lopes, diretor de marketing da TIM.

"O Google acredita que o futuro da informação está relacionado a produtos abertos em diferentes plataformas. Levar essa experiência do computador para o celular é um primeiro passo para o que será essa realidade", afirma Alexandre Hohagen, presidente do Google Brasil. "Diante disso, a missão do Google em levar os seus produtos nos ambientes onde estiverem seus usuários não seria possível sem os telefones móveis. O Youtube é apenas o começo de uma parceria inédita na América Latina. Estamos contentes em saber que a TIM compartilha essa visão conosco".

O YouTube Mobile pode ser acessado pelos clientes TIM diretamente de seus celulares pelo Portal TIM WAP. Pelo ícone do YouTube ou pelo campo de busca, o cliente encontra seus vídeos preferidos e não precisa fazer download: basta clicar no conteúdo e assistir. Os conteúdos do serviço são em streaming, compatíveis com mais de 40 modelos de aparelhos disponíveis no portfolio comercializado pela TIM. O cliente paga pela navegação no WAP de acordo com o plano contratado e, para assistir aos vídeos, o tráfego custa R$ 1,50 mais impostos por megabyte através da conexão para streaming, para clientes de planos pré e pós-pagos. Além do Youtube, a parceria entre a TIM e o Google prevê a implementação de buscas em WAP e na Web, além de outras novidades para breve.

O YouTube Mobile foi lançado extra-oficialmente em meados de 2007. Desde então, os engenheiros do Google vêm trabalhando em conjunto com as operadoras de todo o mundo para melhorar a experiência do usuário e incluir novas funcionalidades ao produto. O serviço está sendo lançado oficialmente hoje em 10 versões locais, em japonês, italiano, francês, espanhol, holandês, chinês, alemão, russo e português do Brasil. Além disso, o serviço conta agora com dezenas de milhões de vídeos disponíveis para os usuários e com todas as funcionalidades já oferecidas na web, incluindo os vídeos favoritos, canais personalizados e a possibilidade de avaliar e comentar vídeos. Outro serviço importante é a possibilidade de realizar o upload de vídeos pelo celular, por e-mail ou MMS. O upload é feito tanto na web (www.youtube.com.br) quanto no site móvel (m.youtube.com)

Sobre a TIM

Primeira operadora móvel a ter presença nacional, a TIM atua no País desde 1998 e tem 29,2 milhões de clientes (setembro de 2007). Em 2002, começou a trazer para o Brasil sua experiência internacional com a tecnologia GSM, a mais utilizada em todo o mundo. A TIM foi pioneira no lançamento de uma loja de música integrada no celular e na Internet, a TIM Music Store, além de ser a primeira a lançar no País serviços de mensagens multimídia (MMS) e de transmissão de dados em alta velocidade do GSM, com a Rede TIM EDGE. Também inovou ao trazer para o Brasil o BlackBerry, a mais conhecida solução móvel de e-mails do mundo, disponível para clientes corporativos e individuais. Por meio de acordos com as mais importantes operadoras nos cinco continentes, a TIM oferece Roaming Internacional Pós-Pago em mais de 180 países e transmissão de dados e multimídia em mais de 115 países. Em maio de 2006, a TIM tornou-se a primeira operadora de telefonia móvel brasileira a oferecer Roaming Internacional de Voz e Dados também para clientes de planos Pré-Pagos, atualmente em mais de 15 países. Este ano, a empresa lançou o TIM Web, acesso sem fio à Internet, e o TIM Mais Completo, que une serviços de telefonia móvel, telefonia residencial e acesso à Internet. A empresa inovou, também, ao lançar o TIM Casa Flex para clientes de planos Pós e Pré-Pagos, unindo um número fixo e um móvel no mesmo aparelho e TIMChip. Mais informações: www.tim.com.br.

Sobre o Google

O Google foi fundado por Larry Page e Sergey Brin, dois estudantes da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, em 1998. A missão da empresa é tornar as informações mundiais acessíveis e úteis a todos. Desenvolvedor do maior mecanismo de busca do mundo, o Google oferece o caminho mais rápido e fácil de encontrar informações na internet, além de uma gama variada de produtos e serviços on-line. A empresa abriu um escritório no Brasil em junho de 2005 e, desde então, vem contribuindo para tornar mais fácil a vida dos internautas brasileiros. Para saber mais sobre a empresa, visite o site www.google.com.br

###

Direto da fonte

Felix Ximenes
Diretor de comunicação do Google Brasil
Tel: (11) 3797-1249

Informações para a imprensa

Agência Ideal – Tel/fax: (11) 3097-9161 – www.agenciaideal.net
Marina Zveibil – marinaz@agenciaideal.net
Telefone: (11) 9479-0409

Eduardo Vieira – eduvieira@agenciaideal.net
Raul Fagundes – raul.fagundes@agenciaideal.net
Ricardo Cesar – ricardo.cesar@agenciaideal.net

Marcadores: ,