Google

Notícias do Google

  1. Sobre o Google
  2. Notícias do Google
  3. Publicações de notícias
  4. Publicação de notícias

Magazine Luiza cria serviço inédito no comércio eletrônico brasileiro

A rede varejista produzirá e divulgará vídeos informativos de seus produtos no YouTube, o canal de vídeos on-line do Google

SÃO PAULO, 4 de dezembro de 2007 – Um dos desafios dos consumidores é esclarecer suas dúvidas na hora de comprar on-line. O Magazine Luiza inova mais uma vez com a produção de vídeos informativos para detalhar os produtos ao cliente, os web vídeos. A divulgação desse material será viabilizada por meio de uma parceria com o Google, maior site de buscas do mundo e referência mundial em internet.

O conteúdo dos web vídeos, de responsabilidade do Magazine Luiza, tem o objetivo de “apresentar de uma forma dinâmica e emocional todos os principais recursos funcionais do produto”, explica a gerente do projeto no Magazine Luiza, Maristela Mendonça. O material informativo é apresentado pela “Tia Luiza”, a já conhecida vendedora virtual do site do Magazine Luiza, que foi criada para humanizar o relacionamento com os internautas. Já estão no ar 52 web vídeos. Outros 68 devem ser produzidos até o final deste ano. A meta do Magazine Luiza é chegar a 500 web vídeos em 2008.

Os web vídeos informativos serão acessados diretamente pelo site do Magazine Luiza. A tecnologia de armazenamento e transmissão será feita pelo YouTube, o site de compartilhamento de vídeos do Google. “Os vídeos informativos são pensados para esclarecer todas as dúvidas do cliente na hora da compra. Todo o material é produzido por nós. A parceria com o Google, que tem todo o conhecimento e infra-estrutura para armazenamento de vídeos com o YouTube, viabiliza esse projeto”, informa o gerente de e-commerce da rede, Francisco Donato.

“A idéia de colocar os vídeos do YouTube embutidos no site do Magazine Luiza com certeza será um poderoso auxílio na decisão de compra dos clientes da rede varejista", afirma Alexandre Hohagen, diretor-geral do Google no Brasil. A parceria com o Google fortalece ainda mais o comércio virtual do Magazine Luiza, que já é um destaque no cenário nacional. No primeiro semestre desse ano o e-commerce da rede cresceu 72%, enquanto no Brasil o aumento foi de 49%.

Pioneira em e-commerce

O pioneirismo do comércio virtual do Magazine Luiza completou 15 anos. Tudo começou com a instalação da primeira loja virtual, na pequena cidade paulista de Igarapava, em 28 de julho de 1992. Este canal de vendas do Magazine Luiza, incluindo o site, será responsável por 13% do faturamento anual da rede, o equivalente a R$ 350 milhões. A estrutura inovadora do comércio virtual da rede foi tema de pesquisa na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Este case de sucesso tornou-se uma disciplina no início deste ano.

"Nós sempre acreditamos no potencial da internet e fomos pioneiros nas lojas virtuais. Estamos buscando sempre desenvolver novas tecnologias. Os web vídeos são uma tendência mundial, mas mesmo as lojas online de países mais desenvolvidos, ainda não adotaram esta tecnologia com a consistência que estamos aplicando em nosso site”, afirma o diretor de vendas e marketing da rede, Frederico Trajano Rodrigues.

Atualmente das 379 lojas da rede, 63 lojas virtuais (incluindo o site) que oferecem 8.460 itens em 14 categorias com imagens de alto padrão de qualidade e riqueza no detalhamento dos produtos, o que diferencia o Magazine Luiza dos seus principais concorrentes. O site disponibiliza também facilidade de navegação e segurança para comprar.

As lojas virtuais estão instaladas em espaços menores que as lojas convencionais, e o cliente escolhe o produto e a condição de pagamento por meio de um terminal multimídia, que dispõe de 42.300 imagens e todas as informações técnicas necessárias, que suprem a necessidade do produto físico na loja. Mesmo com esta alta tecnologia, o atendimento cordial aos clientes continua sendo feito por um vendedor treinado e prestativo.

Apostando no mercado virtual, o Magazine Luiza inaugurou no dia 26 de novembro, o moderno Centro de Distribuição (CD), localizado às margens da Rodovia Bandeirantes, em Louveira. O empreendimento possui 280 mil m2 de área total, sendo 62 mil m2 de área construída, e foi projetado para atender ao plano de expansão do Magazine Luiza, além de dar suporte à cidade de São Paulo, que reúne o maior número de clientes do site www.magazineluiza.com.br.

Assessoria de imprensa do Magazine Luiza

Fonte Assessoria de Imprensa
(16) 2111-7200 – fonte@fonte.jor.br

Sobre o Google

O Google foi fundado por Larry Page e Sergey Brin, dois estudantes da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, em 1998. A missão da empresa é tornar as informações mundiais acessíveis e úteis a todos. Desenvolvedor do maior mecanismo de busca do mundo, o Google oferece o caminho mais rápido e fácil de encontrar informações na internet, além de uma gama variada de produtos e serviços on-line. A empresa abriu um escritório no Brasil em junho de 2005 e, desde então, vem contribuindo para tornar mais fácil a vida dos internautas brasileiros. Para saber mais sobre a empresa, visite o site www.google.com.br

Direto da fonte

Felix Ximenes
Diretor de comunicação do Google Brasil
Tel: (11) 3797-1249

Informações para a imprensa

Agência Ideal – Tel/fax: (11) 3097-9161 – www.agenciaideal.net
Marina Zveibil – marinaz@agenciaideal.net
Telefone: (11) 9479-0409

Eduardo Vieira – eduvieira@agenciaideal.net
Raul Fagundes – raul.fagundes@agenciaideal.net
Ricardo Cesar – ricardo.cesar@agenciaideal.net