Google

Notícias do Google

  1. Sobre o Google
  2. Notícias do Google
  3. Publicações de notícias
  4. Publicação de notícias

Google lança ferramenta de busca personalizada para websites

Google Custom Search permite que donos de sites, pequenas empresas e organizações de todos os tipos instalem um serviço de busca sob medida em sua página na web

SÃO PAULO, 22 de novembro de 2007 – O Google acaba de lançar um novo serviço, o Google Custom Search. É um mecanismo de busca personalizado que permite que donos de sites, pequenas empresas e organizações de todos os tipos instalem a busca do Google dentro de sua página na internet. Para usar esse serviço, basta acessar o endereço http://www.google.com.br/sitesearch e seguir as instruções. Com essa novidade, o Google espera melhorar a qualidade das buscas dentro dos sites e blogs – a exemplo do que já faz na internet como um todo.

O Google Custom Search possui uma versão gratuita, destinada a blogs e sites pessoais, e outra versão paga, para pequenas e médias empresas. Em ambos os casos, o Google permite que os usuários do serviço personalizem os sites em que desejam efetuar a busca. A idéia é tornar a busca feita sob medida para cada internauta. Aqueles que possuem um blog sobre gastronomia, por exemplo, podem configurar o Google Custom Search para que as pesquisas sejam feitas apenas em sites sobre esse assunto. O mesmo vale para empresas que atuam em nichos específicos.

As duas versões do motor de buscas do Google Custom Search oferecem ainda:

Para instalar a plataforma Google Custom Search, os internautas devem seguir o roteiro abaixo:

  1. Entrar na página http://www.google.com.br/sitesearch
  2. Identificar os websites nos quais as buscas devem ser realizadas
  3. Inserir a caixa de buscas do Google Custom Search na página desejada, personalizando seu visual livremente

A edição empresarial Google Custom Search, chamada Business Edition, proporciona benefícios adicionais, como por exemplo:

"Muitas empresas investem em publicidade para ajudar seus clientes a encontrar seus negócios na web, mas os clientes ficam abandonados para navegar no conteúdo uma vez que chegam aos sites", diz Dave Girouard, vice-presidente e gerente-geral do Google Enterprise, a divisão do Google responsável pela criação do Custom Search. "Com o lançamento do Custom Search, o Google volta a cumprir sua missão, de tornar a tecnologia de busca mais simples e mais acessível, para que todos os tipos de empresas possam ajudar seus clientes a encontrar o que necessitam."

O Google Custom Search Business Edition pode ser contratado por um preço que varia de 100 dólares anuais (para buscas em até 5 000 páginas) até 2.250 dólares anuais (para buscas em até 300 000 páginas). Para volumes maiores, as empresas devem entrar em contato com o Grupo de Vendas Empresariais do Google Brasil.

Sobre o Google

O Google foi fundado por Larry Page e Sergey Brin, dois estudantes da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, em 1998. A missão da empresa é tornar as informações mundiais acessíveis e úteis a todos. Desenvolvedor do maior mecanismo de busca do mundo, o Google oferece o caminho mais rápido e fácil de encontrar informações na internet, além de uma gama variada de produtos e serviços on-line. A empresa abriu um escritório no Brasil em junho de 2005 e, desde então, vem contribuindo para tornar mais fácil a vida dos internautas brasileiros. Para saber mais sobre a empresa, visite o site www.google.com.br

Direto da fonte

Felix Ximenes
Diretor de comunicação do Google Brasil
Tel: (11) 3797-1249

Informações para a imprensa

Agência Ideal – Tel/fax: (11) 3097-9161 – www.agenciaideal.net
Marina Zveibil – marinaz@agenciaideal.net
Telefone: (11) 9479-0409

Eduardo Vieira – eduvieira@agenciaideal.net
Raul Fagundes – raul.fagundes@agenciaideal.net
Ricardo Cesar – ricardo.cesar@agenciaideal.net

Marcadores: ,