Google

Notícias do Google

  1. Sobre o Google
  2. Notícias do Google
  3. Publicações de notícias
  4. Publicação de notícias

Google lança Maps no Brasil

Serviço permite localização fácil de endereços em todo o país e será a porta de entrada de pequenos estabelecimentos comerciais na internet

LONDRES, 24 de outubro de 2007 – O Google Brasil anuncia hoje o lançamento da versão local do Google Maps (http://maps.google.com.br), seu serviço de mapas na internet. O produto permite que os usuários de todas as cidades brasileiras encontrem endereços e estabelecimentos comerciais na web de maneira fácil e intuitiva.

O Google Maps Brasil tem uma série de novas funcionalidades. Os usuários, por exemplo, podem traçar rotas ligando vários pontos. Os caminhos são indicados respeitando a mão das ruas e vêm acompanhados de explicações detalhadas em texto na parte lateral da tela, inclusive com o tempo aproximado do percurso. Também é possível alterar a rota e incluir pontos no itinerário sem a necessidade de fazer uma nova pesquisa: basta arrastar com o mouse o caminho que aparece no mapa e ajustá-lo da forma que o usuário desejar. A rota será redesenhada automaticamente.

O Google Maps Brasil possui ainda as seguintes características:

Forte conteúdo local – A base do conteúdo local foi desenvolvida por meio de parceria com o portal TeleListas.net, que disponibilizou todo seu conteúdo sobre milhões de empresas classificadas por atividade, contendo seus endereços, telefones e resenhas que cobrem 98% do território nacional. Além disso, parcerias com sites como Basílico, Guia da Semana, Oba Oba e Webmotors, possibilitam encontrar mais resenhas sobre categorias especializadas ligadas a entretenimento, gastronomia e automóveis, entre outras. Quem digitar a expressão “pizzarias no Itaim”, por exemplo, verá um mapa do bairro do Itaim, em São Paulo, onde estarão destacadas as pizzarias presentes naquela área. Ao clicar numa das opções, será possível ler uma crítica de especialistas em gastronomia sobre o estabelecimento.

Conteúdo gerado pelos usuários – Seguindo a tendência de Web 2.0, em que os internautas produzem o conteúdo dos sites pelos quais navegam, os usuários do Google Maps Brasil podem deixar comentários sobre o que acham dos estabelecimentos presentes no mapa. E também incluir os estabelecimentos que acham que devem estar presentes na busca.

Meus Mapas – Os usuários também podem criar e compartilhar seus próprios mapas, gratuitamente. Assim, por exemplo, um morador do Rio de Janeiro pode desenhar um bom itinerário para turistas, marcando os pontos mais interessantes para ser vistos e freqüentados, e compartilhar com alguém que esteja visitando a cidade pela primeira vez.

Integração com sites e blogs – O Google Maps Brasil permite ainda que os mapas sejam embutidos em blogs e sites da internet gratuitamente. Os internautas ainda podem enriquecer esses mapas com conteúdo próprio, produzindo os chamados mashups e personalizando as plantas.

O modelo de negócios do Google Maps Brasil é baseado em links patrocinados, como são conhecidos os anúncios em forma de texto que aparecem ao lado das buscas feitas pelos internautas. No Google Maps Brasil, os links patrocinados aparecerão ao lado do mapa pesquisado. Será possível ainda criar publicidade de baixo custo direcionada exclusivamente para a área geográfica de interesse do anunciante. Essa funcionalidade estará no ar até o final de 2007.

Além disso, outra funcionalidade deve entrar no ar nas próximas semanas. É o Local Business Center (LBC), um serviço on-line que permitirá que estabelecimentos comerciais, associações, organizações públicas e privadas e profissionais liberais cadastrem-se livremente nos mapas. O interessado preenche um relatório, que será analisado e autenticado pelo Google. Uma vez aprovado, uma senha de acesso ao LBC é enviada ao endereço físico do estabelecimento, que então poderá se cadastrar no Google Maps Brasil e publicar suas informações. Também será possível agregar vídeos do YouTube e fotos do álbum PicasaWeb nos anúncios. Tudo de forma gratuita.

“Estamos promovendo a inclusão digital corporativa”, afirma Alexandre Hohagen, diretor-geral do Google Brasil. "Essa funcionalidade permitirá que milhões de pequenos estabelecimentos comerciais do Brasil, que ainda não têm web sites, marquem sua presença na internet”, diz ele. “Por isso vejo o lançamento do Google Maps Brasil como um dos mais importantes já feitos no país.”

O Google Maps Brasil foi desenvolvido inteiramente pelo centro de pesquisa e desenvolvimento do Google no país, que fica na cidade de Belo Horizonte (MG). O cadastro dos milhões de estabelecimentos que aparecem no Google Maps Brasil foi desenvolvido pelo TeleListas.net, parceiro do Google nessa iniciativa.

Sobre o Google

O Google foi fundado por Larry Page e Sergey Brin, dois estudantes da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, em 1998. A missão da empresa é tornar as informações mundiais acessíveis e úteis a todos. Desenvolvedor do maior mecanismo de busca do mundo, o Google oferece o caminho mais rápido e fácil de encontrar informações na internet, além de uma gama variada de produtos e serviços on-line. A empresa abriu um escritório no Brasil em junho de 2005 e, desde então, vem contribuindo para tornar mais fácil a vida dos internautas brasileiros. Para saber mais sobre a empresa, visite o site www.google.com.br

Direto da fonte

Felix Ximenes
Diretor de comunicação do Google Brasil
Tel: (11) 3797-1249

Informações para a imprensa

Agência Ideal – Tel/fax: (11) 3097-9161 – www.agenciaideal.net
Marina Zveibil – marinaz@agenciaideal.net
Telefone: (11) 9479-0409

Eduardo Vieira – eduvieira@agenciaideal.net
Raul Fagundes – raul.fagundes@agenciaideal.net
Ricardo Cesar – ricardo.cesar@agenciaideal.net

Sobre o TeleListas.net

A TeleListas é uma empresa 100% brasileira e é a maior editora de listas telefônicas da América do Sul. Publica 241 listas telefônicas diferentes, incluindo todas as listas da Oi e da Brasil Telecom. O portal TeleListas.net (no celular: wap.telelistas.net) disponibiliza mais de 40 milhões de informações sobre empresas e pessoas de todo o Brasil, colocando-o em 5º lugar no ranking mundial em sua categoria. Conta com uma audiência mensal de 7,3 milhões de visitantes, 20 milhões de buscas e 47 milhões de page views (em setembro de 2007).

Assessoria de imprensa TeleListas

Marisa Bastos
In Press Porter Novelli
55.21. 3723-8109
beatriz@maquina.inf.br
www.inpresspni.com.br