Google

Notícias do Google

  1. Sobre o Google
  2. Notícias do Google
  3. Publicações de notícias
  4. Publicação de notícias

Google apresenta novidades durante a Bienal do Livro no Rio de Janeiro

Pela primeira vez, o Google estará presente em uma Bienal do Livro no Brasil e anunciará novidades no serviço Google Pesquisa de Livros

LONDRES, 13 de setembro de 2007 – O Google (NASDAQ: GOOG) participa da 13ª edição da Bienal do Livro que acontece no Rio de Janeiro até o dia 23 de setembro. Esta é a primeira participação do Google em um evento dessa natureza no Brasil, no qual a empresa apresenta duas novas ferramentas que conferem ainda mais dinamismo à Pesquisa de Livros do Google, anuncia parcerias com as editoras Ediouro, Unesp, Annablume, Grupo Summus, Aduaneiras, Ateliê Editorial, M. Books, Girassol e Autores Associados e divulga um estudo de caso sobre a experiência e resultados para a Editora Senac, parceira do Google nessa iniciativa desde o início de 2006.

Duas novidades na ferramenta, uma voltada a editores e outra a usuários, serão apresentadas: a Pesquisa de Livros Customizada, que disponibiliza as principais funcionalidades do produto no próprio site de editoras parceiras, e o Social Book Search, um conjunto de ferramentas que permitem aos usuários construir bibliotecas virtuais, escrever resenhas sobre livros e compartilhar essas informações com outros internautas.

Lançado em 2004, ao Pesquisa de Livros do Google é uma das ferramentas mais importantes no que se refere à busca de livros pela internet, tanto para identificação como compra. Ao permitir a busca no texto completo do livro e, ao mesmo tempo, controlar o grau de acesso individual a esse texto, ela permite que usuários descubram livros de uma maneira inteiramente nova: pela afinidade temática com o conteúdo dos livros. Cada página visualizada contém links para comprar o livro em livrarias na rede.

Rodrigo Velloso, Gerente do Google Book Search no Brasil, observa que as parcerias são fundamentais para o desenvolvimento do produto. “Fundamentado pelo respeito aos direitos autorais, a o Google Pesquisa de Livros do Google permite que milhões de internautas descubram quais livros contêm o que eles buscam”, comenta o gerente. “Ao unir um dos meios mais antigos, o livro, a um dos mais modernos, a internet, a ferramenta contribui para a democratização do conhecimento universal no Brasil e para o crescimento do mercado editorial”.

Para os interessados em fazer uma “degustação” do produto online, o stand do Google na Bienal estará na Rua L, número 232 à disposição.

Sobre o Google

O Google foi fundado por Larry Page e Sergey Brin, dois estudantes da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, em 1998. A missão da empresa é tornar as informações mundiais acessíveis e úteis a todos. Desenvolvedor do maior mecanismo de busca do mundo, o Google oferece o caminho mais rápido e fácil de encontrar informações na internet, além de uma gama variada de produtos e serviços on-line. A empresa abriu um escritório no Brasil em junho de 2005 e, desde então, vem contribuindo para tornar mais fácil a vida dos internautas brasileiros. Para saber mais sobre a empresa, visite o site www.google.com.br

Direto da fonte

Felix Ximenes
Diretor de comunicação do Google Brasil
Tel: (11) 3797-1249

Informações para a imprensa

Agência Ideal – Tel/fax: (11) 3097-9161 – www.agenciaideal.net
Marina Zveibil – marinaz@agenciaideal.net
Telefone: (11) 9479-0409

Eduardo Vieira – eduvieira@agenciaideal.net
Raul Fagundes – raul.fagundes@agenciaideal.net
Ricardo Cesar – ricardo.cesar@agenciaideal.net

Marcadores: ,