Google

Notícias do Google

  1. Sobre o Google
  2. Notícias do Google
  3. Publicações de notícias
  4. Publicação de notícias

Google Earth mergulha no espaço

Novidade no Google Earth permite ao usuário explorar o espaço a partir de seu computador

LONDRES, 22 de agosto de 2007 – O Google (NASDAQ: GOOG) anuncia o lançamento do Sky, uma nova função que permite aos usuários do Google Earth ver o céu, estrelas e galáxias diretamente do seu computador.

Com o Sky, os internautas podem navegar pelo universo galáctico através do Google Earth. Essa ferramenta de fácil utilização permite que os usuários do Earth vejam e naveguem por 100 milhões de estrelas e 200 milhões de galáxias. As imagens em alta resolução e as informações sobre a área visualizada relacionadas a elas criaram uma base única para visualizar e aprender mais sobre o espaço.

Para acessar o Sky, basta clicar em “Switch to Sky”, botão localizado no menu no Google Earth, ou clicar no botão Sky, na barra de ferramentas do Google Earth. A interface e a navegação são similares às do Google Earth, incluindo as funções de busca, zoom, “My Places” e coberturas selecionadas.

Como parte da nova função, o Google está introduzindo sete diferentes tipos de informação para ilustrar os vários corpos celestes e seus acontecimentos:

O Sky foi criado pelo time de engenheiros do Google em Pittsburgh a partir da colagem de imagens de vários parceiros científicos, incluindo o Space Telescope Science Institute (STScI), o Sloan Digital Sky Survey (SDSS), o Digital Sky Survey Consortium (DSSC), CalTech’s Palomar Observatory, o United Kingdom Astronomy Technology Centre (UK ATC), e o Anglo-Australian Observatory (AAO). A iniciativa nasceu a partir da participação da Universidade de Washington no Programa de Visitas ao Google voltado para faculdades, que torna possível aos pesquisadores acadêmicos visitar o Google durante seu período de trabalho por 6 a 12 meses.

Lior Ron, Gerente de Produto do Google, afirma: “Estamos muito animados de prover aos usuários uma experiência muito rica em imagens do espaço com um adicional de informações que permite aprender muito sobre o que estão vendo e conhecer suas histórias. Ao trabalhar com alguns dos mais importantes líderes tecnológicos, foi possível transformar o Google Earth em um telescópio virtual”

Dr. Francisco Diego, do Departamento de Física e Astronomia da Universidade de Londres, diz: “Agora que estamos prestes a comemorar o 400º aniversário da astronomia com o telescópio. Esta iniciativa vai abrir uma nova janela a todos aqueles que querem apreciar, explorar e descobrir a nossa frágil posição neste enorme e estranho universo. O Google criou algo poderoso e único usando tecnologia moderna para ajudar as pessoas a entender mais sobre ciências.”

Dr. Carol Christian, do STScI, um dos líderes do grupo que desenvolveu o Sky junto com o Dr. Alberto Conti, disse: "Nunca antes tivemos a oportunidade de ter um mapa do céu tão fácil de ler e entender. Qualquer um que esteja interessado em explorar os pensamentos do nosso universo pode rapidamente ver aonde os objetos fotografados pelo Hubble estão e em que parte do céu. O Sky no Google Earth vai incentivar e iniciar uma nova compreensão do universo trazendo-o para o computador de qualquer pessoa.”

O professor Ian Robson, Diretor do Centro de Tecnologia da Astronomia da Inglaterra (ATC), comentou: “O ATC abriu seus arquivos para o Sky, oferecendo duas décadas de imagens do Telescópio Schimdt inglês, que foi construído para pesquisar os céus do hemisfério sul e revelar as estrelas, constelações e galáxias que só são visíveis de lá.”

Esse lançamento vem em seguida da inclusão feita no mês passado da camada de informações da NASA no Google Earth, mostrando a exploração da Terra feita por ela. O grupo tem três componentes principais, incluindo fotografias da Terra tiradas por Astronautas, Imagens de satélite e Luzes das Cidades da Terra. O primeiro é o resultado de fotografias da Terra tiradas por astronautas do espaço desde o inicio dos anos 60, enquanto o segundo são fotos produzidas por satélites da NASA ao longo do anos. Já o componente Luzes das Cidades esboça cidades bem iluminadas na Terra.

Para acessar o Sky no Google Earth, os usuários precisam fazer o download da nova versão do Google Earth, já disponível em http://earth.google.com em 13 idiomas. Para aprender mais sobre Sky, veja a demonstração em http://earth.google.com/sky/skyedu ou assista Sally Ride e o engenheiro do Google Greg Coombe exibindo algumas das capacidades do Sky em http://earth.google.com/sky.

Sobre o Google

O Google foi fundado por Larry Page e Sergey Brin, dois estudantes da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, em 1998. A missão da empresa é tornar as informações mundiais acessíveis e úteis a todos. Desenvolvedor do maior mecanismo de busca do mundo, o Google oferece o caminho mais rápido e fácil de encontrar informações na internet, além de uma gama variada de produtos e serviços on-line. A empresa abriu um escritório no Brasil em junho de 2005 e, desde então, vem contribuindo para tornar mais fácil a vida dos internautas brasileiros. Para saber mais sobre a empresa, visite o site www.google.com.br

Direto da fonte

Felix Ximenes
Diretor de comunicação do Google Brasil
Tel: (11) 3797-1249

Informações para a imprensa

Agência Ideal – Tel/fax: (11) 3097-9161 – www.agenciaideal.net
Marina Zveibil – marinaz@agenciaideal.net
Telefone: (11) 9479-0409

Eduardo Vieira – eduvieira@agenciaideal.net
Raul Fagundes – raul.fagundes@agenciaideal.net
Ricardo Cesar – ricardo.cesar@agenciaideal.net

Marcadores: ,