Google

Notícias do Google

  1. Sobre o Google
  2. Notícias do Google
  3. Publicações de notícias
  4. Publicação de notícias

Google lança o Google Gears para trazer funcionalidades offline para aplicativos web

Google apresenta no Developer Day uma nova extensão de browser em código aberto que é oferecido à comunidade de desenvolvedores

SÃO PAULO, 31 de maio de 2007 – A Google Inc. (NASDAQ: GOOG) anunciou durante o Developer Day 2007 que vai oferecer aos desenvolvedores o Google Gears™, uma tecnologia de código aberto para criar aplicativos web offline. Essa nova extensão de browser será oferecida em seu estágio inicial para que todos possam testar as funcionalidades e limitações e ajudar a aprimorá-las. A longo prazo, estima-se que o Google Gears possa ajudar o setor como um todo a chegar a um padrão único de funcionalidades offline.

Google Gears marca uma etapa importante na evolução de aplicativos web porque se dirige a um ponto muito importante para o usuário: disponibilidade dos dados e dos aplicativos quando não houver nenhuma conexão do Internet disponível, ou quando uma conexão for lenta ou não confiável. À medida que os desenvolvedores de aplicativos e os usuários desejam criar mais na web e no browser – seja e-mail, CRM ou edição de foto – são cada vez mais importantes os aperfeiçoamentos que tornem o ambiente do browser mais robusto”.

"Com o Google Gears nós atacamos uma limitação atual do browser, tornando-o uma plataforma mais forte, disponibilizando todos os tipos de aplicativos e permitindo uma experiência melhor do usuário", disse Eric Schmidt, CEO da Google. "Nós acreditamos fortemente no poder da comunidade de expandir essa nova tecnologia ao limite máximo e finalmente chegar a um padrão aberto que beneficie a todos."

Google oferece o Google Gears como uma tecnologia livre e inteiramente aberta a fim de ajudar todos os aplicativos na web, e não somente os aplicativos Google. Um dos exemplos do que é possível pode ser conferido com o Google Reader, que hoje está disponível com funcionalidades offline.

Suporte para a Indústria

O Google trabalhará em estreita parceria com todos os membros da comunidade web para definir uma padronização para o setor, de forma que os desenvolvedores tenham uma API consistente para funcionalidade offline.

“Estamos muito empolgados em colaborar com a Google para impulsionar a indústria para frente, a caminho de uma plataforma padrão, com potencialidade de armazenamento local,” disse que Kevin lynch, vice-presidente e arquiteto senior de software da Adobe. “As Gears API estarão também disponíveis em Apollo, permitindo que aplicativos da web funcionem no desktop, fornecendo aos desenvolvedores soluções offline e base de dados locais e consistentes.”

“Este anúncio representa um passo significativo para o futuro dos aplicativos de web” disse Brendan Eich, CTO da Mozilla Corporation. “Nós estamos muito contentes que a Google trabalhará com fonte aberta em aplicativos da web.”

“Opera Software e Google compartilham do objetivo comum de tornar os aplicativos de web mais ricos e robustos” disse Håkon Wium Lie, CTO da Opera Software. “Há muito tempo os desenvolvedores de aplicativos web desejam ter a funcionalidade e a flexibilidade que o Google Gears pode oferecer aos browsers, e porque a Opera software esta sempre priorizado atender as necessidades de seus clientes, estamos felizes em trabalhar com o Google para ampliar o alcance e capacidade dos aplicativos web”.

Outra ferramenta no desenvolvimento de aplicativos toolbox

O Google Gears se desenvolve no modelo já existente de programação web ao apresentar novos JavaScript APIs para armazenamento sofisticado de dados, aplicativos caching e funcionalidades multi-threading . Com esses APIs, os desenvolvedores podem implementar funcionalidades offline até para os seus mais complexos aplicativos web. O Google Gears funciona com todos os principais browsers e em todas as grandes plataformas – Windows, Mac e Linux.

Google Gears já está disponível em: http://gears.google.com

Sobre o Google

O Google foi fundado por Larry Page e Sergey Brin, dois estudantes da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, em 1998. A missão da empresa é tornar as informações mundiais acessíveis e úteis a todos. Desenvolvedor do maior mecanismo de busca do mundo, o Google oferece o caminho mais rápido e fácil de encontrar informações na internet, além de uma gama variada de produtos e serviços on-line. A empresa abriu um escritório no Brasil em junho de 2005 e, desde então, vem contribuindo para tornar mais fácil a vida dos internautas brasileiros. Para saber mais sobre a empresa, visite o site www.google.com.br

Direto da fonte

Felix Ximenes
Diretor de comunicação do Google Brasil
Tel: (11) 3797-1249

Informações para a imprensa

Agência Ideal – Tel/fax: (11) 3097-9161 – www.agenciaideal.net
Marina Zveibil – marinaz@agenciaideal.net
Telefone: (11) 9479-0409

Eduardo Vieira – eduvieira@agenciaideal.net
Raul Fagundes – raul.fagundes@agenciaideal.net
Ricardo Cesar – ricardo.cesar@agenciaideal.net

Marcadores: ,