Google

Notícias do Google

  1. Sobre o Google
  2. Notícias do Google
  3. Publicações de notícias
  4. Publicação de notícias

Desenvolvedores discutem futuro da inovação em aplicativos web durante Google Developer Day

Google anuncia tecnologia open source para funcionalidades offline e novas ferramentas para programação de mashups

SÃO PAULO, 31 de maio de 2007 – O Google Inc. reúne hoje mais de 5.000 desenvolvedores em 10 localidades do mundo em seu primeiro Google Developer Day. Em sessões que acontecem nas cidades de Sidney, Toquio, Beijing, Moscou, São Paulo, Madri, Paris, Hamburgo, Londres e Mountain View, na California engenheiros e gerentes de produtos do Google estarão discutindo o futuro dos aplicativos web com desenvolvedores do mundo inteiro.

Durante o evento, o Google articulará sua estratégia de trabalho com a comunidade de desenvolvedores e reforçará seu compromisso com padrões abertos, fornecendo estruturas de desenvolvimento para desenvolvedores, dentro e fora do Google, para a criação de aplicativos web de forma ágil e conduzindo estratégias de melhorias para o ambiente web como um todo.

“Uma das coisas mais emocionantes sobre novas tecnologias web é a possibilidade de se combinar fragmentos de diferentes tecnologias para construir novos aplicativos, criar negócios e até mesmo satisfazer o interesse e a conveniência de um nicho específico”, observa Jeff Huber, vice presidente de engenharia no Google. “Queremos trabalhar próximos aos desenvolvedores para que, juntos, possamos definir a próxima geração de produtos disponíveis para os usuários na web”.

O programa de desenvolvedores do Google tem como objetivo permitir que desenvolvedores incorporem a infraestrutura e os serviços da companhia, assim como construir blocos em seus próprios produtos. Usando o Google, desenvolvedores podem:

Ressaltar estes temas é um compromisso com padrões abertos da indústria e um desejo trabalhar com a comunidade mais intensamente, colher opiniões, e responder com rapidez.

Durante o Developer Day, o Google compartilhará detalhes e demos de uma nova tecnologia de código aberto capaz de rodar offline aplicativos online. A nova extensão de browser, chamada Google Gears, será oferecida à comunidade de desenvolvedores em seus estágios iniciais, de modo que todos possam testar suas funcionalidades e limitações, o que ajudará no aperfeiçoamento do aplicativo. A longo prazo, estima-se que o Google Gears possa ajudar o setor como um todo a chegar a um padrão único de funcionalidades offline.

Mashups mais fáceis

Durante o evento o Google também anuncia o Google Mashup Editor™, editor de código online experimental para a criação de mashups usando uma linguagem de programação simples. Direcionado para desenvolvedores familiarizados com HTML e JavaScript, o Google Mashup Editor oferece uma maneira mais simples de implementar componentes de interface do usuário sobre serviços web já existentes no Google. Ao substituir as etiquetas ampliadas XHTML por blocos completos do código JavaScript e armazenar os mashups nos servidores do Google, o Google mashup Editor acelera a criação dos mashups e estimula o desenvolvimento de aplicativos web mais robustos e mais interessantes.

Google Mapplets™

As sessões do Developer Day também vão discutir novo produto chamado de Google Mapplets API. Divulgado em 29 de maio na conferência Where 2.0, o Google Mapplets permite que os usuários personalizem o Google Maps com mini-aplicativos da Google e de outros desenvolvedores. Esses aplicativos podem oferecer notícias, listas de imóveis, relatórios climáticos, ou sobre qualquer aplicação que o desenvolvedor tenha em mente. Uma vez que o Google Mapplets API combina o Google Maps API e o Google Gadgets™ API, qualquer pessoa familiarizada com esses APIs pode rapidamente desenvolver um Google Mapplets e alcançar os milhões de usuários do Google Maps.

Google Web Toolkit™

O Google também informa que o Google Web Toolkit ultrapassou a marca de um milhão de downloads desde seu lançamento, em maio de 2006, e aproveita o evento para lançar o Google API Library para o Google Web Toolkit com suporte para Google Gears, que permite aos desenvolvedores aperfeiçoarem seus aplicativos do Google Web Toolkit com funcionalidade offline.

Google Developer Day no seu browser

Para aqueles que não puderem participar do evento, o Google apresentará sessões ao vivo no site do Google Developer Day direto de São José, Califórnia. Além disso, o site terá blogs, horários, apresentações, fotos do Developer Day e links para vídeos das sessões gravadas em todo o mundo. Todas as sessões de vídeo também estarão disponíveis no canal do Developer Day no YouTube. Para mais informações, veja: http://code.google.com/events/developerday

Sobre o Google

O Google foi fundado por Larry Page e Sergey Brin, dois estudantes da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, em 1998. A missão da empresa é tornar as informações mundiais acessíveis e úteis a todos. Desenvolvedor do maior mecanismo de busca do mundo, o Google oferece o caminho mais rápido e fácil de encontrar informações na internet, além de uma gama variada de produtos e serviços on-line. A empresa abriu um escritório no Brasil em junho de 2005 e, desde então, vem contribuindo para tornar mais fácil a vida dos internautas brasileiros. Para saber mais sobre a empresa, visite o site www.google.com.br

Direto da fonte

Felix Ximenes
Diretor de comunicação do Google Brasil
Tel: (11) 3797-1249

Informações para a imprensa

Agência Ideal – Tel/fax: (11) 3097-9161 – www.agenciaideal.net
Marina Zveibil – marinaz@agenciaideal.net
Telefone: (11) 9479-0409

Eduardo Vieira – eduvieira@agenciaideal.net
Raul Fagundes – raul.fagundes@agenciaideal.net
Ricardo Cesar – ricardo.cesar@agenciaideal.net

Marcadores: ,