Em visita ao Brasil, Orkut Buyukkokten se encontra com os principais usuários do site de relacionamentos que leva seu nome
SÃO PAULO, 4 de abril de 2007 – Em sua primeira visita ao Brasil, Orkut Buyukkokten, criador do site de relacionamentos Orkut, aproveitou a viagem para conhecer melhor os usuários do serviço.
No Rio de Janeiro e em São Paulo foram realizadas pesquisas com os “orkutmaníacos” brasileiros para saber, na opinião deles, como melhorar o serviço e tornar o orkut ainda mais inovador. Os participantes foram selecionados aleatoriamente e receberam um convite por e-mail que dizia: “O Orkut quer conhecer você”.
Esta é a segunda pesquisa feita no Brasil para o aperfeiçoamento do site e contou com a participação de cerca de 75 usuários em duas sessões feitas no Sofitel Copacabana (RJ) e três, no Googleplex São Paulo. Alex Primo, professor doutor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e Ricardo Araújo, professor da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG), foram os moderadores da pesquisa e acompanharam as discussões com duração de até uma hora e meia cada a fim de buscar idéias e críticas e conhecer a vivência de cada usuário no site.
Ao final das conversas, os participantes eram convidados a um bate-papo descontraído onde teriam a grande surpresa do evento: um encontro com o próprio Orkut, que lhes entregou um kit com camiseta, bloco de anotações e caneta com o slogan “O Orkut quis me conhecer”. Os usuários puderam contar a ele suas histórias no site, tirar dúvidas sobre as ferramentas do serviço e descobrir curiosidades sobre o grande criador e sua criação.
Marcelo Ribeiro, um dos participantes da pesquisa, comentou sobre a facilidade de encontrar no orkut pessoas com o mesmo objetivo e discutir sobre o que lhes interessa e até mesmo fazer negócios, como aconteceu com Akira, 31, que pesquisou em comunidades do orkut as vantagens e desvantagens de comprar o carro da marca que queria e pode fazer um bom negócio. “Essa é a utilidade do orkut: conversar na hora com os amigos e não pagar nada por isso”, diz Marcelo. Mariana Thibes, 26 anos, socióloga, complementa: “Eu aprendo muita coisa no site, troco idéias e amplio meu conhecimento”.
O Google foi fundado por Larry Page e Sergey Brin, dois estudantes da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, em 1998. A missão da empresa é tornar as informações mundiais acessíveis e úteis a todos. Desenvolvedor do maior mecanismo de busca do mundo, o Google oferece o caminho mais rápido e fácil de encontrar informações na internet, além de uma gama variada de produtos e serviços on-line. A empresa abriu um escritório no Brasil em junho de 2005 e, desde então, vem contribuindo para tornar mais fácil a vida dos internautas brasileiros. Para saber mais sobre a empresa, visite o site www.google.com.br
Felix Ximenes
Diretor de comunicação do Google Brasil
Tel: (11) 3797-1249
Agência Ideal – Tel/fax: (11) 3097-9161 – www.agenciaideal.net
Marina Zveibil – marinaz@agenciaideal.net
Telefone: (11) 9479-0409
Eduardo Vieira – eduvieira@agenciaideal.net
Raul Fagundes – raul.fagundes@agenciaideal.net
Ricardo Cesar – ricardo.cesar@agenciaideal.net
Marcadores: Brazil news announcements, Portuguese (Brazilian)